Javascript DHTML Drop Down Menu Powered by dhtml-menu-builder.com

   » Tahiti

DESTAQUES

GEOGRAFIA

O Tahiti e suas ilhas, oficialmente conhecidos como Polinésia Francesa, estão espalhados por 4 milhões de km2 no Oceano Pacífi co, próximo à Austrália e Nova Zelândia. Compreende 118 ilhas e atóis, formando 5 arquipélagos: Society Island, Austral Islands, Marquise Islands, Tuamotu e Mangareva Islands. A ilha do Tahiti é a maior de todas e a capital é Papeete. As outras ilhas conhecidas são Moorea, Bora Bora, Huahine, Tetiaroa, Manihi e Rangiroa, cada uma com características próprias e paisagens maravilhosas. Quanto à topografi a, o fundo do mar é formado por coral de atóis e a superfície, por montanhas com picos vulcânicos. As ilhas fi caram famosas por possuir belas praias de areias brancas e águas quentes, lagoas cor de turquesa, rodeadas de picos e montanhas verdes em abundante vegetação tropical.

HISTÓRIA

Os espanhóis e holandeses foram os primeiros a chegar, por volta dos séculos 16 e 17. Em 1767, o capitão inglês Samuel Wallis foi o primeiro europeu a chegar ao Tahiti e posteriormente, em 1769, o capitão Cook. O Tahiti foi domínio da dinastia Pomaré até 1880, quando passou a ser colônia da França. Embora seja território autônomo desde 1984, só em 1996 foi benefi ciado pelo estatuto interno de autonomia. O poder do governo é encabeçado por uma alta comissão francesa. O legislativo tem 41 membros eleitos por voto popular. O legislativo elege o presidente e os dez ministros. A Polinésia também elege um representante no senado da França e dois representantes no parlamento francês

POPULAÇÃO

Pelo senso de 2005, a população é de 270.485 pessoas vivendo na Polinésia Francesa, sendo 10% de chineses e 15% de europeus. A maioria da população concentra-se em Papeete. Os tahitianos são em geral bonitos, hospitaleiros e amigáveis.

LÍNGUA

Tahitiano, língua nativa e francês são ofi ciais, embora muitos falem o inglês.

FUSO HORÁRIO

A Polinésia Francesa tem 7 horas a menos em relação ao Brasil. Está 10 horas atrás da gmt (Hora do Meridiano de Greenwich). VISTOS Não há mais necessidade para cidadão brasileiro.

CLIMA

Verão todo o ano, porém com agradável brisa do Pacífi co, o que torna as ensolaradas ilhas um lugar muito especial. De novembro a março, o clima é úmido e morno. De abril a outubro, é seco e fresco. Médias de temperaturas anuais de 22°C a 27°C. Período de chuvas: de novembro a março.

ECONOMIA

A economia baseia-se principalmente no turismo, seguido de produtos derivados do coco. Há também cultivo de pérolas negras, pesca e culturas aquáticas. Por esse motivo, o custo de vida no Tahiti é elevado, pois a maioria dos produtos industrializados e generos alimentícios são importados. MOEDA Franco polinésio. Equivalência: CPF 89 = us$ 1.

GORJETAS

Não são admitidas. Pela cultura local, são contra as regras de hospitalidade.

COMO CHEGAR AO TAHITI

A melhor rota é via Santiago do Chile através da Cia. Aérea Lan (8.000 km de Santiago). O tempo de vôo de São Paulo a Santiago é de 4 horas e de Santiago a Papeete é de 11h30, com escala na Ilha de Páscoa. Outra alternativa é via Los Angeles, EUA, através das Cias. Air New Zealand, Qantas (6.520 km de Los Angeles). Tempo de vôo até Papeete é de 7 horas. Internacionalmente, porém, há vôos partindo do Canadá, França, Nova Zelândia, Austrália (6 horas de Sydney), Japão e sul da Ásia. O aeroporto internacional do Tahiti - Faaa, está localizado em Papeete. Internamente, o tráfego entre ilhas é servido pela Tahiti Airlines. TEMPO DE VÔO ENTRE ILHAS Papeete/Bora Bora = 45min.
Papeete/Moorea = 10min. (o trecho em barco Aremiti = 30min.)
Moorea/Bora Bora = 1h05 - Bora Bora/Huahine = 20min.
Bora Bora/Rangiroa = 1h15 - Bora Bora/Manihi = 2h45

BAGAGEM

Devido as restrições de peso, nos vôos entre as ilhas - Cia. Air Tahiti, sugerimos aos passageiros que deixem a bagagem maior no Hotel de Papeete e utilizem uma menor com até 10 kgs para as ilhas, com roupas de verão, conforme item “vestimenta”.

VESTIMENTA

Recomendam-se roupas leves de algodão, informais, trajes de banho, sandálias e chinelos de borracha ou sapatos próprios para mergulho (úteis para praia, devido aos cascalhos e corais), óculos escuros para sol e chapéu. COMPRAS Pareôs (cangas feitas artesanalmente com batik), pérolas negras, colares de búzios, conchas de madrepérola, artesanato talhado em pedra, madeira e palha. LUA-DE-MEL O Tahiti é o destino ideal para lua-de-mel. A maioria dos hotéis oferece pacotes de Honeymoon, com jantares, champanhe, cruzeiros ao pôr-do-sol, cama decorada de fl ores para a noite de núpcias, café da manhã especial servido no bangalô, etc. Este lugar paradisíaco também pode ser cenário de cerimônias de casamentos. Consulte folheto Honeymoon Designer.

DICAS DE VIAGEM

PAPEETE

- Ir ao Mercado Central logo na chegada, utilizar o transporte da Ilha, truck (mistura de ônibus com caminhão)para compras de artesanato, produtos de coco, pareôs e andália Melissa fechada para mergulho (muito importante por causa dos corais). - Comprar protetor solar à base de coco (Monoi) em spray.
- Trazer para os amigos Monoi (óleo de coco com perfume da flor Tiare).
- Comprar Monoi Antimosquite - óleo de coco contra pernilongo, com perfume de Tiare. Para quem tem alergia a pernilongo, deve-se passar após o banho.
- Hospedar-se no Intercontinental e ir até o Meridien para tomar uma cerveja ou vice-versa. Vale a pena conhecer os dois hotéis. À noite, ir ao Sheraton para dançar música tahitiana.
- O melhor show folclórico do Tahiti acontece às sextas-feiras, com buffet marino no Intercontinental.
- Levar máquina fotográf ca também nos vôos entre ilhas - as paisagens são lindas.

BORA BORA

- Alimentar tubarões e arraias; com piquenique. Passeio de dia inteiro.
- Dar um passeio a pé até Punto Matira (rua principal da ilha principal, a mesma onde se localizam os hotéis Sofi tel, Bora Bora e Le Maitai).
- Ir à noite no Hotel Sofi tel: é animado, com shows tahitianos 3 vezes por semana.
- Alugar uma bicicleta ou um carro.
- Mergulhar.
- Visitar Hotel Meridien (caso esteja em outro hotel), localizado num motu particular (ilha), para um drink.
- Andar de truck (transporte popular).
- Andar de táxi Motu - pequeno barco a motor que circula pelas ilhas.

MOOREA

- Visitar o restaurante Tiki Village (comida buffet sem muitas novidades, porém com bom show).
- Alugar um carro da Avis no píer e dar volta na ilha. Curtir de carro a maravilhosa estrada entre o píer e o Hotel Beachcomber Intercontinental.
- Passeio de mini-submarino.

MANIHI

- Visitar a fazenda de Pérolas Negras (imperdível).
- Opcional - piquenique no Motu - mergulho e pescaria em uma praia paradisíaca.
- Fazer amizade com a equipe de lazer do Hotel.
- Não equeça que Manihi tem o céu mais estrelado do Tahiti e seu mar tem mais peixes.

HUAHINE

- Curtir o café da manhã no restaurante sobre as águas. Jantar com show é ótimo.
- Ir até o centro da Ilha para comprar pareôs (cangas); são as mais bonitas.
- À noite tomar drinks tahitianos no bar do hotel.
- Não se preocupar com o tempo - é sempre verão.
- Roupas leves e descontraídas. Trocar o “pretinho básico” pelo “fl oridinho básico”. RANGIROA - Excursão ao redor da ilha em moto de água.
- Mergulhar junto a golf nhos.
Descubra no Tahiti o que signifi ca “rere”. quanto à comida: uma ótima
opção são as sobremesas à base de creme de baunilha - deliciosas.

PEQUENO DICIONÁRIO POLINÉSIO

- A’amu = história
- Atá = sorrir
- Fare = casa
- Haumana = amanhecer
- Hei = colar de flores
- Heiva = festa, festival
- Honu = tartaruga
- Iaorama = olá, bom dia
- Ma’a = comida
- Ma’a Hotu = frutas
- Maeva = bem-vindo
- Maitai = bom
- Manuia = saúde
- Mari Mari = peixe
- Mauru’uru = obrigado
- Motu = ilha,
- Nana = tchau
- Ote’a = a espetacular dança tahitiana
- Pareu = vestimenta de cores vibrantes
- Ta’ere = cultura
- Tamaraa = festa tahitiana
- Te mau motu = ilhas
- Te nuna’a = pessoas
- Tiare = flores
- Tuamotu = um dos arquipélagos da Polinésia
- Utara’a = transporte

*Valores sujeitos a disponibilidade e alteração sem prévio aviso.*